Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, maio 22, 2014



Presidente Cavaco Silva
submetido a inevitável teste inequívoco...

Brasilino Godinho

O teste é criado por nós. Aliás, estava implícito na nossa crónica titulada: “GRANDE CHEFE CAVACO COMANDA UMA EXPEDIÇÃO À CHINA” e com o subtítulo “NO RETORNO DOS EXPEDICIONÁRIOS HÁ QUE BEM ESPREMER O LIMÃO. DE CUSTO ELEVADO, VEREMOS QUE SUMO SERÁ EXTRAÍDO”, publicada no pretérito dia 12 do mês corrente.
De facto, com estes enunciados, ficava dado o mote do futuro procedimento. Procedimento que, neste momento, se impõe concretizar preto no branco, com vista a conhecerem-se os resultados da expedição e o apuro dos ganhos e perdas de tão dispendiosa viagem feita por mais de cem pessoas.
Ou seja: aqui e agora, limitamo-nos a descascar parcialmente o limão. Mas prevemos que, a breve trecho, tenhamos de o espremer
É que a tratar-se de uma expedição faz sentido de exigência cívica e corresponderá a extrema necessidade de transparência dos actos públicos das mais altas figuras da hierarquia do Estado, que o presidente Cavaco Silva apresente à Nação um detalhado relatório sobre os resultados inerentes ao evento; mesmo que não haja determinação legal e a Assembleia da República (que é obrigada a decidir sobre a realização de deslocações do presidente da República ao estrangeiro) se dispense de conhecer o verdadeiro alcance da viagem à China.
Diga-se de passagem, que a Assembleia está à vontade neste capítulo de dispensa de relatórios, uma vez que tem um longo historial de viagens (fantasmas) dos deputados aos mais diversos países, com a original prerrogativa de as fazerem sem saírem de Lisboa e com total dispensa de relatórios – certamente de embaraçosa elaboração, mesmo que a cargo de escritórios de afamados advogados da praça lisboeta…
Uma coisa, devemos intuir: se Cavaco não apresentar relatório, isso será a confirmação de que se tratou de uma excursão ou passeio turístico de média duração – no caso, de uma semana. Visto que as excursões turísticas não implicam a obrigatoriedade legal ou cívica de serem objectos de relatórios.
Face ao exposto, está configurado o teste citado em epígrafe e ao qual Cavaco Silva fica submetido nos próximos dias.
Sem margem para dúvidas: esta é uma questão de muito melindre porque se a ida de presidente Cavaco e seus acompanhantes à China tiver sido uma excursão ou passeio turístico, à pala dos contribuintes, a mesma teve efectivação num período de grave crise financeira do Estado e de dramáticas consequências para a maioria da população portuguesa. E assim tendo acontecido, o facto deve suscitar um generalizado repúdio de todos os portugueses.